Como limpar os dentinhos de um bebê de um ano

Medo do dentista. Como resolver?
10 de abril de 2019
O que fazer quando nasce o primeiro dentinho?
8 de maio de 2019

Seu bebê ainda é tão pequenininho, não é mesmo? E o sorriso com poucos dentes o torna ainda mais encantador. Mas são esses poucos dentinhos que já merecem toda a atenção da mamãe.

Comece a fazer a limpeza da boca do seu bebê ainda antes do primeiro dentinho aparecer, e enquanto ele ainda só toma leite ou está introduzindo os alimentos, no entanto, não é necessário fazer a limpeza completa – com escova e pasta. Uma fraldinha com água filtrada bastam.

Outro ponto que precisa ser levado em conta é a sensibilidade das gengivas enquanto os dentes estão vindo à tona, por isso, limpe-as com muita delicadeza, no entanto, não deixe de fazer por medo de machucar, porque isso só ajuda diminuindo as infecções e gerando alívio.

Normalmente, uma criança tem cerca de 20 dentes de leite e toda a sua dentição estará completa por volta dos 3 anos. Mas não podemos deixar de considerar que cada criança é única e tudo por variar muito de uma para a outra.

E como fazer a escovação de um bebê quando os dentes aparecem? Com uma escova macia e de cabeça pequena, faço o seguinte:

  • Escove duas vezes por dia – pela manhã e antes de dormir.
  • Use pouca pasta com flúor – coloque na escova algo como um pequeno grão de arroz.
  • Faça movimentos suaves – tanto do lado interno, quanto externos dos dentes, sem esquecer da língua, para remover as bactérias e não dar mau hálito. Como é utilizado pouco creme dental, não é necessário enxaguar.
  • Escova nova – troque sempre que as cercas começarem a ficar gastas ou muito tortas.

Como os dentes do bebê costuma ser espaçados, você não precisa se preocupar com fio dental. O seu uso é recomendado a partir do momento em que os dentes encostarem-se uns nos outros. E se você mora em um lugar em que a água da torneira é fluoretada, o seu bebê não precisará de suplementos extras com flúor, além da pasta de dente.

Além disso, não ofereça refrigerantes ou sucos adoçados, principalmente antes de dormir. Procure oferecer as bebidas em um copinho, inclusive a água e o leite, a partir dos 6 meses e promova sempre uma alimentação saudável e balanceada para o seu filho.

Vocês dois irão dar boas risadas juntos!

Clínica Odonto Baby
Clínica Odonto Baby
Somos a primeira clínica na região de Balneário Camboriú a dispor de um atendimento personalizado para crianças, adolescentes e adultos que necessitam de uma atenção especial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>