As perguntas que as mães mais fazem ao odontopediatra

O que é odontopediatria?
22 de maio de 2019
Aparelhos ortodônticos: existe idade certa para usar?
26 de junho de 2019

Você sabia que cuidar do sorriso do seu bebê fará toda a diferença na arcada dentária que ele terá durante toda a sua vida? Saber sobre escovação, a alimentação correta para cada idade e os hábitos saudáveis de uma vida bucal, serão a garantia da saúde do seu filho, porque ele estará livre das cáries, problemas gengivais e na mordida.

Mas vamos conhecer algumas das dúvidas mais frequentes das mamães que entram no meu consultório:

Ele é só um bebê! Como devo cuidar do seu sorriso?
Essa é uma preocupação mais do que importante que toda mãe deve ter. Cuidar da boca do seu bebê ainda antes dos primeiros dentes, está certíssimo.

E como fazer? Você pode realizar a limpeza através de uma gaze embebida na água filtrada, no entanto, esse não deve ser um procedimento que precisa ser feito de maneira rotineira em crianças que estão amamentando e ainda não possuem dentes.

Sabe por que? Porque é no leite materno que encontramos importantes anticorpos que protegem a boca do seu filho e que são absorvidos pela mucosa. Portanto, a limpeza da gengiva e da língua deve acontecer quando houver acúmulo de resíduos. Agora, depois que o primeiro dentinho já nasceu, deve ser feita a higiene dos dentes, no mínimo, duas vezes no dia, com escovas específicas e creme dental também específico.

Quando nascerão os primeiros dentes? O normal é por volta dos 6 meses, no entanto, acontecer um atraso entre os 6 até 9 meses ainda é considerado dentro do padrão. Nessa fase, os bebês costumam babar muito, além de demonstrarem muita irritação e inquietude; eles também costumam levar todas os objetos que encontrar à boca, com o intuito de mastigar e se livrar do desconforto. Por isso, é muito válido oferecer alimentos frios ou mais para o gelado e mordedores adequados.

E a primeira consulta ao adontopediatra, quando deve acontecer? Indico que seja sempre por volta dos 6 meses, ou quando o primeiro dentinho surgir.

Como a cárie aparece? O grande vilão aqui é o açúcar em excesso e a má escovação. A ausência de flúor também contribui nesse fator. Escove bem os dentes do seu filho, principalmente antes de dormir.

Como saber se o meu filho precisa de tratamento ortopédico ou ortodôntico? Quando você identificar alguma alteração significativa no nascimento dos dentes do seu filho, procure um dentista de sua confiança para que ele possa fazer uma boa avaliação. Dessa forma, ele encaminhará a criança para o tratamento adequado – caso haja necessidade.

Toda mãe quer o melhor para o seu filho e vê-lo com um sorriso saudável acalenta o coração de qualquer uma. Por isso, tenha um bom odontopediatra, um profissional de sua confiança e que encaminhará de maneira segura o desenvolvimento do sorriso do seu filho. Isso sim, não tem preço!

Clínica Odonto Baby
Clínica Odonto Baby
Somos a primeira clínica na região de Balneário Camboriú a dispor de um atendimento personalizado para crianças, adolescentes e adultos que necessitam de uma atenção especial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>