O que fazer quando nasce o primeiro dentinho?

Como limpar os dentinhos de um bebê de um ano
24 de abril de 2019
Quais os sintomas do bebê quando está nascendo dente?
15 de maio de 2019

Essa é uma questão que passa pela mente de todo pai e mãe preocupados com o desenvolvimento do seu bem mais precioso: o surgimento dos dentes do meu filho, está normal? Então veja os cuidados do primeiro dentinho.

Precisamos considerar como primeiro ponto que isso varia de acordo com cada criança e quem fará uma boa avaliação é o profissional da área – o odontopediatra. Portanto, o nascimento dos dentes de leite, quanto dos permanentes, podem variar muito.

O que ocorre normalmente no aparecimento do primeiro dentinho é que o surgimento dos primeiros dentinhos costuma aparecer entres os 6 meses, mas alguns bebês podem apresentar o primeiro dentinho já aos 3 meses – outros, próximos de completar 1 ano. Mas a grande questão é ficar atento e fazer visitas periódicas ao dentista para que ele possa detectar a necessidade de algum tratamento preventivo, contribuindo para que o seu desenvolvimento aconteça de maneira saudável e, principalmente, livre das cáries.

Toda mãe perceberá que os bebês podem ficar com a gengiva bastante dolorida ou inflamada quando os dentes estão prestes a romper a gengiva e para amenizar o desconforto, é aconselhável massagear gentilmente a gengiva com o dedo limpo ou optar por um massageador de gengiva infantil, além de uma compressa de gaze molhada. Uma dica interessante para realizar a limpeza bucal é apoiar a criança no colo e colocar a cabeça próxima ao seu peito, de uma maneira que olhando para baixo, você enxergue diretamente a boca da criança. Outra opção são as dedeiras de silicone que devem ser encaixadas no seu dedo e ajudam muito na limpeza da boca do bebê. Faça isso pelo menos, duas vezes ao dia.

E quando os tão esperados dentinhos surgirem, comece o processo de escovação – pelo menos, duas vezes ao dia, com escovas suaves e água.

A Cárie Dentária no Bebê

Pode ocorrer quando o ácido das bactérias criado a partir do açúcar de alimentos e bebidas danificam o esmalte do dente. Para evitar, não permita que o seu filho durma tomando mamadeira, mas sempre faça a escovação antes de deitá-lo.

E as chupetas?

Caso seu filho a utilize, escolha as que tenham orifícios de ventilação das laterais, sejam grandes o suficiente para que ele não a engula e seja feita de material flexível e não tóxico. Opte por aquelas que tenham uma alça fácil de pegar e sempre verifique antes de entregá-la a criança. Observe se possui rasgos ou bolhas e caso os encontre, substitua-a. Não tenha o hábito de mergulhar a chupeta no mel ou qualquer substância doce antes de entregá-la para o seu filho.

O seu bebê agradece!

Clínica Odonto Baby
Clínica Odonto Baby
Somos a primeira clínica na região de Balneário Camboriú a dispor de um atendimento personalizado para crianças, adolescentes e adultos que necessitam de uma atenção especial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>