Medo do dentista. Como resolver?

O que é o Óxido Nitroso? O gás do riso
1 de abril de 2019
Como limpar os dentinhos de um bebê de um ano
24 de abril de 2019

É só tocar no assunto – dentista – e você já fica tenso? Fica procrastinando, empurrando o agendamento da consulta, mesmo tendo consciência de que precisa, com urgência, passar por um atendimento?

Pois é… muitas pessoas sofrem disso… ombros enrijecidos, as mãos suadas, o coração batendo forte, dificuldade para respirar – esses e outros sintomas mostram que você tem medo de dentista.

Para algumas pessoas, até o cheiro do ambiente de consultório e a simples espera até ser chamado para a o atendimento, são verdadeiras torturas. Algumas chegam a sucumbir e desistem de serem atendidas. O que precisamos entender que vencer o medo e essas preocupações, é algo possível.

O primeiro passo é ter consciência de que o dentista não é nenhum inimigo, mas a sua função serve para nos ajudar. E para que a consulta aconteça e o seu problema seja resolvido, você precisa ir até o fim. Nenhum problema bucal desaparecerá do nada, sem um atendimento, por isso, você precisa encarar essa consulta como a resolução de um problema. E caso você não passe pela consulta, o que pode acontecer? Mais dor e adiamento do problema.

Pense que a odontologia está cada vez mais avançada e que a maioria dos procedimentos, têm se preocupado em proporcionar conforto ao paciente. Além de sempre ser possível a utilização de anestesia, o que diminui consideravelmente qualquer desconforto.

Mas vamos conversar mais a fundo!?

O que te causa tanto medo? Você passou por uma experiência ruim, ou sofre pelo que ouviu falar? Pense sobre isso! Talvez, você nem tenha tido uma experiência negativa, mas as histórias que ouviu, ou o simples barulho dos aparelhos usados em consultório, podem gerar o pavor que te paralisa. É o medo da dor que te angustia? Converse com o profissional que irá lhe atender.

Fale sobre os seus medos e ele poderá explicar direitinho sobre o procedimento que você será submetido. Entendendo o percurso, você se sentirá mais seguro e confiante para enfrentá-lo.

Algumas atitudes simples, poderão ajudá-lo a vencer o medo, deitar na cadeira do dentista e sentir a satisfação de ter vencido mais um medo:

  • Tenha a indicação de um bom dentista;
  • Leve alguém em quem confia com você. Isso o ajudará a relaxar;
  • Na primeira consulta, conte para o profissional que irá lhe atender, sobre os seus medos;
  • Entenda e tire as dúvidas sobre os procedimentos que você irá se submeter;
  • Já sentado na cadeira, tente controlar a sua respiração.

Você perceberá que o atendimento acontecerá mais rápido do que você imagina e que não terá sido tão difícil assim.
Confie em você e na sua superação!

Clínica Odonto Baby
Clínica Odonto Baby
Somos a primeira clínica na região de Balneário Camboriú a dispor de um atendimento personalizado para crianças, adolescentes e adultos que necessitam de uma atenção especial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>