Agora você tem um bebê que é totalmente dependente e precisa de cuidados, até então, desconhecidos da sua parte.
Quando uma criança chega à uma família, um novo mundo começa a ser descoberto: a preparação do enxoval, o aprendizado sobre alimentação, cuidados cognitivos, estímulos e uma infinidade de coisas para que uma criança se desenvolva de maneira saudável. E os dentinhos do seu filho? Eles também estão nesse pacote!
Orientamos aos pais e responsáveis, levarem o seu bebê para a primeira consulta odontológica quando aparecerem os primeiros dentinhos – isso por volta dos 6, 7 meses de vida. E essa é uma consulta muito especial, porque será através dela que os pais aprenderão sobre a escovação dos dentes de um bebê, o tipo ideal de escova e pasta de dentes e também, colherão informações sobre a alimentação ideal para essa faixa etária.
Outro ponto que precisamos considerar é que para muitos, o dentista tornou-se sinônimo de trauma e medo, justamente pelo fato de não terem sido acompanhados desde muito cedo e só recorrerem ao mesmo, em momentos de dor e desespero. A boa contribuição que o dentista fará no acompanhamento do seu filho ainda criança, é que ele se sentirá mais seguro e confiante em seu deitar em uma cadeira odontológica, porque isso se tornará algo natural e sem traumas.
Aconselhamos que após a primeira consulta, o bebê já se torna um pequeno paciente e deve frequentar o consultório odontológico de seis em seis meses para que o profissional possa acompanhar o nascimento dos dentes que vão surgindo e entrar com a prevenção de cáries, principalmente com aqueles que ainda fazem uso das mamadas noturnas.
No entanto, precisamos pontuar algumas situações esporádicas em que um bebê deve ser apresentado ao dentista:
Cuidar da saúde bucal do seu filho desde muito pequeno é um investimento que lhe renderá lindos sorrisos!