A importância do Odontopediatra na vida de uma criança.

5 Hábitos comuns que prejudicam sua saude bucal
16 de julho de 2019
4 Dicas para gasta menos ao ir ao dentista
17 de julho de 2019

Estatisticamente, uma criança que completa 12 anos tem uma ou mais lesões de cáries e aqui surge o papel da Odontopediatria. Muito mais do que um profissional com jeito para lidar com crianças, essa área da odontologia tem como finalidade ajudar no desenvolvimento da dentição da criança, fazendo com que ela se torne um adulto com dentes saudáveis.

Muitos nem imaginam, mas os cuidados com a dentição infantil deve começar ainda durante a gestação. É o odontopediatra que deve orientar as mães sobre os hábitos saudáveis que uma gestante deve desenvolver como, por exemplo, incorporar novas rotinas de higiene e cuidados com a alimentação, promovendo assim, que as crianças nasçam com dentes fortes e saudáveis.

Você pensa que é um exagero? Mas a periodontite, uma inflamação na gengiva da mãe, vem sendo associada ao nascimento de prematuros ou bebês muito abaixo do peso, por isso, a necessidade de iniciar os cuidados ainda na gestação.

Outro dado alarmante é que muitos pais desconhecem a necessidade de cuidar dos dentes dos seus filhos desde o seu nascimento – na primeira infância. Muitos acham que o dente de leite não tem importância, porque logo será descartado, mas não é bem assim!

A odontopediatria luta por uma nova ótica sobre a primeira dentição, porque estimular uma criança, desde cedo, a fazer uma higiene correta, refletirá lá na frente – na saúde bucal da sua vida adulta.

Além disso, acostumar uma criança a frequentar os consultórios odontológicos desde cedo, fazendo-a reconhecer a importância de se ter um profissional da saúde dos dentes acompanhando-a, faz toda a diferença na maneira como ela irá encarar as muitas idas ao dentista durante toda a sua vida.

E é num consultório odontopediátrico, com um bom profissional, que a mágica acontecerá, porque de maneira lúdica e acolhedora, esse dentista fará com que ela se sinta bem cuidada, deixando-a à vontade para ser criança, mesmo em um ambiente de procedimentos clínicos.

E transformar o cuidado bucal em uma experiência divertida e feliz para a criança, é o objetivo da odontopediatria, fazendo com que ela cresça consciente de que precisa cuidar bem dos seus dentes e se preocupar com a sua alimentação. Esse profissional também conversará com o pequeno paciente sobre a importância de comer alimentos saudáveis e deixar de lado os açúcares que provocam as cáries – mas de uma maneira bastante divertida, consciente e prática.

Reforçar com a criança de maneira gentil e agradável a respeito da importância da escovação – hábito que a maioria das crianças costumam ser resistentes em praticar, também é papel do odontopediatria.

Cuidar do sorriso do seu filho desde muito cedo, é o segredo para que ele tenha uma boa autoestima no que diz respeito ao seus dentes. Isso garantirá muitos sorrisos soltos e leves dentro da sua casa.

Clínica Odonto Baby
Clínica Odonto Baby
Somos a primeira clínica na região de Balneário Camboriú a dispor de um atendimento personalizado para crianças, adolescentes e adultos que necessitam de uma atenção especial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>