Quando se deve escovar os dentes?

Quando deve ser a primeira visita ao dentista?
16 de julho de 2019
5 Hábitos comuns que prejudicam sua saude bucal
16 de julho de 2019

Existem algumas condições essenciais para que o nosso sorriso esteja em dia – saudável e bonito e a escovação é sim, escovar os dentes é uma delas.

Às vezes, nos esquecemos de que adultos também são suscetíveis a cáries e doenças da gengiva e, se não tratados, podem se tornar problemas seríssimos. Costumamos colocar uma cobrança ferrenha em relação a escovação nas crianças, mas a vida adulta não nos exime desses problemas bucais, portanto:

  • Escove os seus dentes no mínimo três vezes ao dia usando um bom creme dental que contenha flúor – é ele que removerá a placa bacteriana que se forma sobre os dentes e é a principal causa dos problemas da saúde bucal.
  • Sabe o fio dental? Então, ele também precisa estar incluído na sua rotina, porque o ajudará a remover a placa que se instala no meio dos dentes e na gengiva. Caso essa placa não seja removida diariamente, acabará se tornando tártaro e aí sim, a remoção só poderá ser feita por um dentista.
  • Evite ou limite o consumo de açúcar ou alimentos que levam muito amido. Quando temos o hábito de comer gostosuras entre as refeições, maiores são as chances dos ácidos das placas bacterianas atacarem o esmalte dos dentes.
  • Tenha um dentista para chamar de seu e o visite regularmente para uma limpeza e avaliação.

No entanto, mesmo que o adulto faça a escovação e use o fio dental regularmente, é sim possível escovar os dentes e que alguns problemas apareçam e o seu dentista é o profissional ideal para ajudá-lo em cada situação. E entre os principais, podemos citar:

Gengivite: gengivas avermelhadas, inchadas e muitos sensíveis, que tendem ao sangramento na hora da escovação. No estágio inicial, é reversível, mas no avançado, pode causar a perda dos dentes.

A saúde da sua gengiva diz muito sobre a sua saúde geral e seus problemas podem estar relacionados a diabetes, problemas cardíacos e uma provável relação no nascimento de bebês prematuros.

Com o passar do tempo, a cárie ao redor das restaurações e na raiz do dente se tornam mais comuns.

A hipersensibilidade pode se tornar mais séria com o passar dos anos, porque com o tempo, a gengiva se retrai naturalmente, expondo a área do dente que não é protegida pelo esmalte e por isso, tende a doer ao contato com alimentos de temperatura quente ou fria.

Realmente considere a importância de escovar os dentes todos os dia. O uso do fio dental e o acompanhamento de um bom dentista. A sua saúde estará a seu favor!

Clínica Odonto Baby
Clínica Odonto Baby
Somos a primeira clínica na região de Balneário Camboriú a dispor de um atendimento personalizado para crianças, adolescentes e adultos que necessitam de uma atenção especial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>