A odontopediatria não é nenhum bicho de sete cabeças, mas tem o objetivo de cuidar da saúde da boca do seu filho.
É fato que a maioria dos adultos de hoje tem medo da cadeira do dentista pelas más experiências que tiveram enquanto ainda eram crianças – medos esses, que muitos não conseguiram superar.
Por isso, um bom odontopediatria, fará toda a diferença na saúde do seu filho. Outro ponto interessante é que esse profissional não é somente responsável pelos dentes das crianças, mas é ele quem deve acompanhar os bebês e as gestantes.
E cuidar da saúde bucal de uma criança precisa de um tratamento todo especial e diferenciado. Aliando a psicologia, esse profissional fará com que a ida ao dentista não tenha nada de traumático, porque num consultório odontopediátrico, as crianças encontrarão um ambiente lúdico, que as ajudará a ser mais confiante nessa ação e também, a distrair-se.
Por isso, é importante o pai ou responsável comunicar ao odontopediatra se a criança já passou por alguma situação traumática no ambiente do consultório, para que o profissional possa contornar a situação com muito profissionalismo, carisma e empatia.
Além de dedicar muita atenção ao seu filho, o odontopediatria fornecerá uma séria de informações a respeito de como deve ser cuidado os dentes da criança em casa. E dentro dessas sugestões, estará o uso correto do fio dental e da escova, além de muitas informações adicionais e específicas sobre o desenvolvimento dos dentes do seu filho.
Uma conversa franca sobre a alimentação também irá surgir, e diretamente com o pequeno paciente que já tem compreensão e maturidade para entender, será falado sobre os alimentos ricos em açúcar e como são prejudiciais, além de reforçar com ele, o hábito da escovação.
Os primeiros dentinhos do seu filho são importantíssimos e os estágios de desenvolvimento deles, fala diretamente sobre a saúde bucal que ele terá na vida adulta. Por isso, o acompanhamento que o odontopediatra fará, valerá muito a pena!