Aparelhos ortodônticos: existe idade certa para usar?

As perguntas que as mães mais fazem ao odontopediatra
29 de maio de 2019
Workshop – Cuidados odontológicos da gestação a primeira infância.
4 de julho de 2019

O seu filho já conversou com você sobre aparelhos ortodônticos? Essa é uma febre entre os adolescentes e muitos têm vontade de usar, mas o que todo pai ou responsável precisa entender, é a funcionalidade desses aparelhos.

A sua finalidade é corrigir ou alinhar os dentes, tornando a estética mais agradável e funcional, bem como, auxiliando na fala, na mastigação e até mesmo, na respiração. A maneira como o aparelho ortodôntico trabalha é exercendo forças nos dentes através do aparelho, contribuindo na correção e alinhamento. Um tratamento realizado através de aparelho ortodôntico, pode variar o seu tempo em um a três anos.

Outro ponto a ser considerado, é que existe 3 diferentes tipos de tratamentos que envolvem a ortodontia:

Ortodontia Preventiva:

Seu objetivo é a prevenção e pode ser iniciada ainda na fase dos dentes de leite – da idade dos 3 aos 7 anos. Essa prevenção contribui e trata alterações apresentadas no desenvolvimento dos dentes e no crescimento da face, além de contribuir na respiração feita através da boca.

Interceptiva:

Esse tratamento deve acontecer entre a troca dos dentes de leite pelos permanentes que, geralmente começa após os 7 anos da criança, podendo ser utilizado até os 14. Ele deve ser levado em conta porque estabelece a posição correta dos dentes permanentes ainda que a formação óssea não esteja completa. Geralmente, são aparelhos ortopédicos – removíveis e tratam os problemas na mordida causados pela alteração do crescimento dos ossos da face.

Corretiva:

Essa é a ortodontia que propõe tratamento após o nascimento de todos os dentes permanentes, iniciando a partir dos 14 anos, sem limite de idade para a sua intervenção.

No entanto, a fase mais comum para a utilização de aparelhos ortodônticos é sim na adolescência, porque esse paciente já terá mais maturidade e entendimento sobre o tratamento e a sua responsabilidade no processo, principalmente, na questão da higienização. Porém, é mais do que possível iniciar o tratamento já na fase adulta e receber os mesmos benefícios. O que acontece é que normalmente, o paciente faz uma exigência estética maior e para esses, existem os aparelhos de metais transparentes ou aqueles colocados na parte de “dentro” do dentes – excelentes alternativas para quem não quer apresentar um sorriso metálico.

Fica resolvida então, a questão de que não existe uma idade ideal para se iniciar um tratamento ortodôntico, no entanto, cada caso é um caso e exigirá do dentista, determinar a necessidade de cada paciente.

E a avaliação do dentista é o ponta-pé inicial para quem deseja corrigir o sorriso. Busque um bom profissional e você estará seguro!

Clínica Odonto Baby
Clínica Odonto Baby
Somos a primeira clínica na região de Balneário Camboriú a dispor de um atendimento personalizado para crianças, adolescentes e adultos que necessitam de uma atenção especial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>