Essa é uma questão que passa pela mente de todo pai e mãe preocupados com o desenvolvimento do seu bem mais precioso: o surgimento dos dentes do meu filho, está normal? Então veja os cuidados do primeiro dentinho.
Precisamos considerar como primeiro ponto que isso varia de acordo com cada criança e quem fará uma boa avaliação é o profissional da área – o odontopediatra. Portanto, o nascimento dos dentes de leite, quanto dos permanentes, podem variar muito.
O que ocorre normalmente no aparecimento do primeiro dentinho é que o surgimento dos primeiros dentinhos costuma aparecer entres os 6 meses, mas alguns bebês podem apresentar o primeiro dentinho já aos 3 meses – outros, próximos de completar 1 ano. Mas a grande questão é ficar atento e fazer visitas periódicas ao dentista para que ele possa detectar a necessidade de algum tratamento preventivo, contribuindo para que o seu desenvolvimento aconteça de maneira saudável e, principalmente, livre das cáries.
Toda mãe perceberá que os bebês podem ficar com a gengiva bastante dolorida ou inflamada quando os dentes estão prestes a romper a gengiva e para amenizar o desconforto, é aconselhável massagear gentilmente a gengiva com o dedo limpo ou optar por um massageador de gengiva infantil, além de uma compressa de gaze molhada. Uma dica interessante para realizar a limpeza bucal é apoiar a criança no colo e colocar a cabeça próxima ao seu peito, de uma maneira que olhando para baixo, você enxergue diretamente a boca da criança. Outra opção são as dedeiras de silicone que devem ser encaixadas no seu dedo e ajudam muito na limpeza da boca do bebê. Faça isso pelo menos, duas vezes ao dia.
E quando os tão esperados dentinhos surgirem, comece o processo de escovação – pelo menos, duas vezes ao dia, com escovas suaves e água.
Pode ocorrer quando o ácido das bactérias criado a partir do açúcar de alimentos e bebidas danificam o esmalte do dente. Para evitar, não permita que o seu filho durma tomando mamadeira, mas sempre faça a escovação antes de deitá-lo.
Caso seu filho a utilize, escolha as que tenham orifícios de ventilação das laterais, sejam grandes o suficiente para que ele não a engula e seja feita de material flexível e não tóxico. Opte por aquelas que tenham uma alça fácil de pegar e sempre verifique antes de entregá-la a criança. Observe se possui rasgos ou bolhas e caso os encontre, substitua-a. Não tenha o hábito de mergulhar a chupeta no mel ou qualquer substância doce antes de entregá-la para o seu filho.
O seu bebê agradece!