4 Dicas para gasta menos ao ir ao dentista

A importância do Odontopediatra na vida de uma criança.
16 de julho de 2019
Por que meu filho pequeno chora para escovar os dentes?
31 de julho de 2019

Muitas pessoas acabam fugindo do dentista não só pelo medo de sentar-se em uma dessas cadeira, mas também, por considerar um serviço caro e que quase nunca é previsto no orçamento de uma casa. No entanto, pequenos cuidados diários, podem fazer com que o seu “gasto” com esse profissional seja consideravelmente menor.

Deixar de frequentar um consultório odontológico pode ser bastante arriscado para a sua saúde, mas existem pequenos hábitos que farão com que, mediante uma consulta, o seu investimento seja bem menor. Vamos conhecê-los.

1. Valorizar e dar importância a sua saúde bucal

Pode parecer estranho, mas você precisa conhecer cada um dos seus dentes. Para isso, vale a pena você ter um pequeno espelhinho – como esses que as mulheres usam para retocar a maquiagem e observar toda a estrutura da sua boca. Veja dente por dente – se estão limpos, se estão com placas, se existe restauração, alguma mancha diferente, algum sangramento e quando você observar algo que anteriormente não existia, você poderá procurar o dentista com uma questão pontual e ele poderá ajudá-lo.

2. Cuide da sua alimentação

O que você come interfere diretamente na saúde dos seus dentes. Geralmente, fazemos uma grande pressão sobre as crianças em relação ao açúcar, mas o adulto também sofre as consequências desses alimentos. De preferência, passe longe dos doces, refrigerantes, álcool e cafés, além dos alimentos ricos em carboidratos e quando ingeri-los capriche na escovação.

3. Saiba sobre o bruxismo

Essa é uma síndrome que acomete muitos adultos e é muito mais comum do que imaginamos. O bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Essa pressão pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes. Nos casos mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula (ATM). Perceber esse apertamento dos dentes durante o sono ou em situações de estresse, já é um bom indicador para que você procure seu dentista e entre com a prevenção, no caso, as placas de acrílicos. Isso evitará dor e problemas futuros.

4. Aprenda sobre higiene bucal

É um fato – a maioria das pessoas nunca foi ensinada sobre como realizar uma boa e eficiente escovação. Existe um padrão de excelência sobre isso, que é quando se encontra o equilíbrio entre o muito e o pouco. Outro instrumento básico na higiene bucal é o uso do fio dental que, infelizmente, é ignorado por grande parte da população. A má escovação pode ocasionar em muitos problemas bucais e de saúde e a placa bacteriana que se cria, é um grande inimigo da saúde de todo ser humano.
Conhecer esses princípios básicos fará com que as suas idas ao dentista sejam mais pontuais e econômicas.

Clínica Odonto Baby
Clínica Odonto Baby
Somos a primeira clínica na região de Balneário Camboriú a dispor de um atendimento personalizado para crianças, adolescentes e adultos que necessitam de uma atenção especial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>