5 Hábitos comuns que prejudicam sua saude bucal

Quando se deve escovar os dentes?
16 de julho de 2019
A importância do Odontopediatra na vida de uma criança.
16 de julho de 2019

Talvez você pense que faz uma boa higiene bucal e isso é suficiente para garantir a saúde do seu sorriso. Escovar os dentes pelo menos duas vezes ao dia, fugir dos doces e frequentar regularmente o seu dentista, já é uma boa caminhada na prevenção de muitos problemas bucais, mas existem alguns vilões, aparentemente inofensivos, que tem feito muito mal aos seus dentes. Vamos conhecê-los:

Escova de dente velha:

Você gosta muito da sua escova e considera que ela tem cumprido o seu papel, embora esteja bastante gasta? Toda escova de dente tem uma vida útil. Segundo estudos, uma escova não pode durar mais do que três meses. No entanto, se você acabou de passar por uma gripe muito forte ou infecção na garganta, também é aconselhável que você a substitua. Outro ponto que deve ser observado por quem usa aparelho ortodôntico, é que o tempo de serventia de uma escova é ainda menor, pelo desgaste que as cerdas sofrem.

Consumir alimentos muito duros:

É claro que os nossos dentes são bastante fortes, mas nem por isso podemos abusar, porque o consumo de alimentos muito rígidos, podem sim causar rachaduras ou, até mesmo, quebrá-los. Repense se vale o risco de comer balas muito duras, um simples pé de moleque e tantas outras coisas consideradas gostosas por você, mas que são muito duras.

O hábito de roer unhas:

Esse é um costume, geralmente desencadeado por manias, ansiedade ou algum nervosismo. No entanto, independente de qual seja o motivo, esse é um hábito que não faz bem para as suas mãos, muito menos para a sua boca. Além de trazer germes, fungos ou bactérias para a sua boca, que estão depositados debaixo da unha, acontece também um desgaste dos dentes. Outro aspecto que precisamos levar em conta é que pessoas que costumam roer as unhas, tem uma inclinação para desenvolver bruxismo – ato de ranger os dentes de maneira involuntária.

Palitar os dentes:

Grande parte das pessoas gostam de ter um palito de dente por perto, para usar assim que terminar a refeição. Mas isso pode sim, prejudicar a sua saúde bucal, porque ficar espetando os dentes para tirar os restos de comida, pode ocasionar machucados nas gengivas, que podem vir a se tornar grandes lesões. Substitua os palitos pelo fio dental.

Sempre mastigar do mesmo lado:

Talvez você nunca tenha se dado conta, mas geralmente, levamos a comida sempre para o mesmo lado na hora da mastigação. No entanto, fazer a mastigação unilateral pode resultar em sérios desajustes da arcada. Se você já percebe que uma mudança na sua arcada está acontecendo, procure um dentista e comece o tratamento o quanto antes, para não ter problemas na musculatura ou nas articulações.

Além de evitar os hábitos que tratamos acima, é muito importante que você mantenha a rotina de limpeza bucal, escovando os dentes após as refeições, fazendo uso do fio dental e visitando o seu dentista regularmente.

Clínica Odonto Baby
Clínica Odonto Baby
Somos a primeira clínica na região de Balneário Camboriú a dispor de um atendimento personalizado para crianças, adolescentes e adultos que necessitam de uma atenção especial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>