Um lindo bebê que demonstra claramente irritação e muito mau humor, com certeza, está passando por algum desconforto. O que acontece é que especialistas não chegaram a uma conclusão definitiva de que o nascimento dos dentes em um bebê, está diretamente ligado aos sintomas de diarréia, febre ou mau humor. Muitos acreditam que esses sintomas apenas coincidam com o surgimento da dentição.
No entanto, a maioria dos pais percebem que seus filhos ficam muito irritados ou até mesmo, os consideram doentes, quando os dentinhos começam a surgir. Mas a primeira questão que precisamos resolver é que nem todas as crianças têm o mesmo comportamento nessa fase.
Mas vamos tratar sobre os sintomas mais comuns relacionados ao nascimento dos primeiros dentes:
Outros sintomas são apontados pelos pais toda vez que surge um novo dente – alteração nas fezes, nariz escorrendo e febre. No entanto, muitos médicos dizem não considerar a dentição a causa e que esse é motivo para uma investigação mais a fundo na criança para descartar outras doenças. Mas em caso de dúvida, meça a temperatura do seu filho e procure um médico para examiná-lo, porque é preciso tomar muito cuidado, antes de atribuir todo problema ao surgimento dos dentes, sendo que, uma infecção de ouvido, por exemplo, pode apresentar os mesmos sintomas.
Existe também, os chamados cistos de erupção, que são como bolas vermelhas que causam muito desconforto no bebê, além de irritação, dor na gengiva e a recusa em receber qualquer tipo de alimentação.
Mordedores que podem ser deixados na geladeira por um curto período de tempo ajudam muito – mesmo que temporariamente. Outra maneira é passar o dedo bem limpo em toda extensão da gengiva inchada, fazendo uma massagem firme. Tudo isso causará um alívio temporário, mas com certeza, seu bebê se sentirá mais confortável e acalentado.
No entanto, se nada disso resolver, alguns médicos costumam receitar analgésicos, mas isso deve ser uma determinação do pediatra, não esqueça!
Também devem ser receitadas pelo médico, porque podem causar reação alérgica.
E no mais, muita paciência, amor e colo. Essa fase passará muito rápido e você descobrirá que valeu a pena apoiá-lo em amor nesse momento.