Medo da cadeira do dentista… tantas pessoas sofre com isso e acabam protelando a ida ao consultório, mesmo que necessária.
Por mais que os profissionais da odontologia reconheçam esse problema e busquem recursos para tentar ajudar seus pacientes a superarem o medo, sempre tem aquele que não pode ver as agulhas, as brocas e muito menos, escutar o barulhinho dos aparelhos. Se você sofre com isso, mas reconhece a necessidade de frequentar um consultório odontológico, talvez, esse recursos possa ser para você.
O óxido nitroso, também muito conhecido como o gás do riso, nada mais é que um eficaz sedativo muito utilizado nos consultórios odontológicos para fazer com que o paciente entre em um processo de relaxamento durante o procedimento.
Esse gás é administrado através de um máscara que é colocada no nariz do paciente e após um curto período, o paciente passa a sentir um agradável nível de sedação. Muitos pacientes costumam dizer que sentem as bochechas e gengivas dormentes.
Assim que o gás é ajustado na dose necessária para que o paciente fique relaxado e sedado, o dentista pode dar início ao procedimento. Vale lembrar que o paciente é monitorado durante todo o tempo por profissionais especializados e treinados.
E quando o procedimento acaba, o paciente recebe uma dose de oxigênio puro que deve ser inalado por cerca de 5 minutos, e nesse período, os efeitos da sedação são revertidos. Ao contrário de uma anestesia, o paciente, geralmente, pode sair do consultório por si mesmo, sem a ajuda de ninguém para acompanhá-lo.
Sim, existem alguns efeitos colaterais como, por exemplo, as altas doses que podem causar náusea em uma quantidade de, aproximadamente, 10% dos pacientes que fazem uso.
Se a ansiedade e o medo fazem com que você bloqueie a ida ao dentista, mesmo necessitando muito, no procure para que possamos orientá-lo a respeito dessa prática e ajudá-lo a cuidar do seu sorriso.