Pois é… muitas pessoas sofrem disso… ombros enrijecidos, as mãos suadas, o coração batendo forte, dificuldade para respirar – esses e outros sintomas mostram que você tem medo de dentista.
Para algumas pessoas, até o cheiro do ambiente de consultório e a simples espera até ser chamado para a o atendimento, são verdadeiras torturas. Algumas chegam a sucumbir e desistem de serem atendidas. O que precisamos entender que vencer o medo e essas preocupações, é algo possível.
O primeiro passo é ter consciência de que o dentista não é nenhum inimigo, mas a sua função serve para nos ajudar. E para que a consulta aconteça e o seu problema seja resolvido, você precisa ir até o fim. Nenhum problema bucal desaparecerá do nada, sem um atendimento, por isso, você precisa encarar essa consulta como a resolução de um problema. E caso você não passe pela consulta, o que pode acontecer? Mais dor e adiamento do problema.
Pense que a odontologia está cada vez mais avançada e que a maioria dos procedimentos, têm se preocupado em proporcionar conforto ao paciente. Além de sempre ser possível a utilização de anestesia, o que diminui consideravelmente qualquer desconforto.
O que te causa tanto medo? Você passou por uma experiência ruim, ou sofre pelo que ouviu falar? Pense sobre isso! Talvez, você nem tenha tido uma experiência negativa, mas as histórias que ouviu, ou o simples barulho dos aparelhos usados em consultório, podem gerar o pavor que te paralisa. É o medo da dor que te angustia? Converse com o profissional que irá lhe atender.
Fale sobre os seus medos e ele poderá explicar direitinho sobre o procedimento que você será submetido. Entendendo o percurso, você se sentirá mais seguro e confiante para enfrentá-lo.
Algumas atitudes simples, poderão ajudá-lo a vencer o medo, deitar na cadeira do dentista e sentir a satisfação de ter vencido mais um medo:
Você perceberá que o atendimento acontecerá mais rápido do que você imagina e que não terá sido tão difícil assim.
Confie em você e na sua superação!