Olá, eu sou a Dra. Bruna Luiza e hoje vamos conversar sobre uma situação bastante recorrente no meu consultório e que me deixa bastante incomodada: pais que justificam-se para não escovar o dente da criança, porque, certamente, ele irá chorar.
O que todo pai e mãe precisam entender é que o seu filho tão pequeno, está passando pela fase que chamamos de oral. Tudo o que vocês forem fazer na boca dele, vai parecer como uma grande explosão. Mas por que isso acontece? Porque é através da boca que ele se alimenta; é através da boca que ele relaxa; é através da boca que ele está descobrindo o mundo. Ou seja, nessa fase, a boca é o que ele tem de mais importante no seu corpo.
Então, realmente, para cuidarmos da saúde bucal de uma criança pequena, que nunca viu nem entende a necessidade de se colocar uma escova na boca, é preciso muita paciência e perseverança. Com certeza, ele não irá gostar e sentirá bastante desconforto, mas os pais precisam se manter firmes.
Mas se os pais escovarem os dentes do seu pequeno todos os dias, da maneira correta – sem traumatizá-lo, o sucesso estará garantido, no que se refere à saúde bucal. Para isso, é preciso fazê-lo entender que cuidar dos dentes é também uma parte importante do dia, que o manterá longe das cáries precoces, que costumam ser bastante agressivas. E quando essas cáries acontecem, realmente, o tratamento pode se tornar uma experiência negativa. Mas o bom de tudo isso, é que podemos evitá-las, não é mesmo?!
E o meu maior recado para hoje é: Não deixe de escovar os dentes do seu filho porque ele irá chorar. Venha até a OdontoBaby, procure um odontopediatra – ele é o profissional capacitado e indicado para ajudá-lo nessa fase do seu filho. E esse profissional mostrará na prática, como fazer a escovação, porque existem técnicas para a boa higiene bucal de uma criança.
Ter uma escova, uma pasta de dente adequada e fazendo os movimentos corretos, você estará garantindo a saúde do sorriso do seu filho. A escovação é a prevenção que precisa acontecer diariamente dentro do seu lar, e você, papai e mamãe, são os responsáveis por isso, até que o seu filho tenha idade suficiente para assumir essa responsabilidade.
Leve-o periodicamente ao odontopediatra para que ele possa ter um acompanhamento adequado do seu desenvolvimento e estar realmente prevenido das possíveis doenças e problemas que geralmente acometem boa parte das crianças.
Até o próximo vídeo! Foi muito bom ter você aqui!