Como e quando usar o Flúor de maneira certa

Que idade devo levar meu filho ao dentista?
4 de março de 2019
Quais os riscos de interromper um tratamento odontológico
25 de março de 2019

Você conhece o poder do flúor na sua saúde bucal?

Em qualquer farmácia ou mercado que você visitar, encontrará uma infinidade de marcas, cores e sabores de flúor, mas vamos te ensinar o seu real benefício e a maneira correta de utilizá-lo na sua rotina bucal.

Para começarmos, precisamos saber que o flúor é um mineral natural encontrado em toda a crosta terrestre e largamente distribuído pela natureza. Podemos saber, que alguns alimentos também contêm flúor, assim como a água tratada e fornecida por muitas redes de abastecimento de diversas cidades.

Veja isso que interessante: Na década de 30, percebeu-se que as pessoas que cresceram bebendo água naturalmente fluoretada, tiveram uma incidência muito menor de cárie, do que as que não tiveram acesso a esse tipo de água. Por isso, muitos países, inclusive o Brasil, tem valorizado o uso de flúor no abastecimento de água por conta do seu preventivo combate à cárie.

E o que o flúor faz na sua boca?

  • Ajuda na proteção dos dentes de leite das crianças;
  • Ajuda no fortalecimento dos esmaltes dos dentes permanentes.
  • Mas como devemos usar o flúor?

Você pode usá-lo de duas maneira:

A primeira é fazendo uso de um creme dental com flúor pelo menos, três vezes ao dia, durante as escovações.

A segunda maneira, é a indicação de flúor receitada pelo seu dentista. Se você tem uma tendência a desenvolver cáries, o tratamento feito por profissional da área ajudará na prevenção, isso porque, o flúor utilizado em consultórios, possui uma concentração muito maior que os enxaguantes bucais que encontramos em mercados, farmácia ou em cremes dentais.

Geralmente, o tratamento feito em consultórios acontece com solução, gel, espuma, verniz, bochecho ou colocado em uma moldeira que permanece na boca do paciente por alguns minutos.

Depois, é feita a indicação para que a boca não seja enxaguada por 40 minutos – período necessário para que o flúor ajuda na reparação das cáries dentárias.

Com o auxílio do flúor e consultas periódicas ao seu dentista, você terá a garantia de uma saúde bucal excelente.

Clínica Odonto Baby
Clínica Odonto Baby
Somos a primeira clínica na região de Balneário Camboriú a dispor de um atendimento personalizado para crianças, adolescentes e adultos que necessitam de uma atenção especial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

//]]>