Flúor na dentição infantil
29 de novembro de 2018

 

ALIMENTAÇÃO INFANTIL (0 a 2 anos)

É necessário tomar alguns cuidados para que os dentes do seu bebê sejam fortes e saudáveis, esse processo se inicia ainda na fase gestacional. Especialistas e profissionais dizem que além de todos os benefícios que a alimentação saudável traz, os alimentos ingeridos pela a mãe, são os grandes responsáveis para a formação dos ossos e dentes do bebê.

Durante a gestação é importante consumir alimentos ricos em vitamina D e cálcio, como por exemplo os cereais, carne de salmão, gema, leite e seus derivados. Estes tipos de alimento são essenciais para a formação dos dentes e do esqueleto do bebê. Alimentos ricos em vitamina A ajudam na formação do germe dentário, onde são originados os dentes de leite e posteriormente a dentição permanente.

Ao nascer o bebê se alimenta principalmente do leite materno e sabemos que este é o alimento mais completo que existe. A amamentação materna é essencial para o crescimento e desenvolvimento infantil, ou seja, no leite materno a criança encontra todos os minerais e vitaminas necessárias para o fortalecimento dos ossos e dentes, incluindo o cálcio. O processo de sucção auxilia ainda no crescimento e desenvolvimento da mandíbula, fase importante para erupção dos primeiros dentes e processos como mastigação, fonação e deglutição.

É recomendado que o bebê se alimente somente do leite materno até os 6 meses de vida, pois ele é completo e supre todas as necessidades fisiológicas aumentando a resistência do sistema imunológico. Alguns profissionais recomendam que o bebê não ingerira água nesse período, pois não há necessidade.
Completando os 6 meses, indica-se a introdução de novos alimentos a dieta do bebê. Nessa nova fase, provavelmente, já existirão os primeiros dentes e um mundo novo de descobertas. A nova alimentação não substitui a amamentação e esta pode ser estendida até os 2 anos de vida da criança.

Alguns alimentos que podem ser incluídos sem medo na dieta do bebê são:

• Queijos amarelos: regula o PH da boca, aumentam o fluxo de saliva e ajudam na reparação do esmalte dos dentes.

• Leites e iogurtes: são alimentos ricos em cálcio.

• Papinhas e sopinhas a base de espinafre: auxilia a metabolização do cálcio.

• Água: auxilia na remoção dos resíduos dos alimentos.

• Alimentos fibrosos e duros: maçã, cenoura, pera são importantes para o desenvolvimento da mastigação.

• Frutas cítricas: além da Vitamina C, auxiliam no combate de placa dentária.

Outras dicas importantes para que os dentes do seu bebê se desenvolvam de forma saudável:

• Evitar alimentos industrializados como refrigerantes e sucos de caixinha;

• Evitar consumo de salgadinhos e bolachas;

• Não adicionar açúcar nos sucos e vitaminas;

• Fazer acompanhamento com o dentista desde o surgimento dos primeiros dentes de leite.

LEMBRE –SE: Os 2 primeiros anos de vida do seu bebê são a base de uma vida forte e saudável!

Clínica Odonto Baby
Clínica Odonto Baby
Somos a primeira clínica na região de Balneário Camboriú a dispor de um atendimento personalizado para crianças, adolescentes e adultos que necessitam de uma atenção especial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *