Não quero escovar os dentes!
13 de dezembro de 2018
Respiração Bucal
27 de dezembro de 2018

Mordida Profunda , Você sabe o que é?

O que é mordida profunda?

A mordida profunda também pode ser chamada de sobremordida tendo como base a maloclusão vertical, cuja origem vem pela sobre posição aumentada dos dentes superiores anteriores  em relação aos dentes inferiores, ou seja, quando há um trespasse vertical acima do normal, a partir de 2mm, entre as duas arcadas na posição de oclusão.

Esta situação é visível na região anterior das arcadas dentárias (mordida profunda anterior), alterando também o perfil da face.

As causas relacionadas com a mordida profunda estão normalmente relacionadas com o desenvolvimento dos ossos maxilares ou mudanças no desenvolvimento da face.

A mordida profunda, caso não seja corrigida, pode causar um “travamento” no desenvolvimento normal da mandíbula em crianças e adolescentes com consequências ao nível da estética facial, nomeadamente o perfil, que tenderá a ficar mais convexo (arredondado).

O tratamento da mordida profunda apesar de ser realizado na maior parte dos casos através da ortodontia, depende diretamente de vários fatores, como o tipo de sobremordida, o seu fator causal e a idade do paciente. A ortodontia é a especialidade relacionada com o estudo, tratamento e prevenção das alterações de posicionamento dos dentes, do crescimento e desenvolvimento dos maxilares.

A correção da mordida profunda (ou sobremordida) pode ser efetuada através de aparelho ortodôntico ou aparelho dentário. O dentista após diagnóstico e avaliação da situação, deverá decidir com o paciente que tipo de aparelho usar e qual o melhor plano de tratamento para o seu caso. O tempo de utilização do aparelho é muito variável, conforme a necessidade do paciente.