6 Passos Para Fugir da Cárie
7 de março de 2018

Causas e Sintomas da Gengivite

Foto/Reprodução

Sua gengiva sangra durante a escovação? Sentiu algo diferente no visual da sua gengiva? Então você pode está com Gengivite. Saiba quais os principais sintomas e se prevenir.

Em outras palavras, gengivite é uma inflamação da gengiva. É o estágio inicial da doença da gengiva e a mais fácil de ser tratada. A causa direta da doença é a placa, uma película viscosa e incolor de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva.

Se a placa não for removida pela escovação e uso de fio dental diários, ela produz toxinas (ácidos) que irritam a mucosa da gengiva causando a gengivite. Neste estágio inicial da doença gengival, os danos podem ser revertidos, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos. Entretanto, se a gengivite não for tratada, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes.

Principais sintomas?
Os sintomas clássicos da gengivite incluem gengiva vermelha, inchada e sensível que pode sangrar durante a escovação. Outro sintoma de doença é o recuo ou retração da gengiva, conferindo aos dentes uma aparência alongada. A doença gengival pode formar bolsas entre os dentes e a gengiva, onde se acumulam restos de comida e placa. Algumas pessoas têm mau hálito freqüente ou sentem gosto ruim na boca, mesmo se a doença não estiver em estágio avançado.

Como prevenir a gengivite?
Uma boa higiene bucal é essencial. A limpeza profissional também é extremamente importante, pois uma vez que a placa se acumula e endurece (ou torna-se tártaro), apenas o dentista pode removê-la.

A prevenção da gengivite pode ser feita da seguinte maneira:

1 – Escovação correta e uso apropriado do fio dental para remover placa e restos de alimentos, e do controle do aparecimento de tártaro;

2 – Alimentação correta para garantir nutrição adequada;

3 – Evitar cigarros e outras formas de tabaco;

4 – Ir ao dentista regularmente.