Muitas pessoas acabam fugindo do dentista não só pelo medo de sentar-se em uma dessas cadeira, mas também, por considerar um serviço caro e que quase nunca é previsto no orçamento de uma casa. No entanto, pequenos cuidados diários, podem fazer com que o seu “gasto” com esse profissional seja consideravelmente menor.
Deixar de frequentar um consultório odontológico pode ser bastante arriscado para a sua saúde, mas existem pequenos hábitos que farão com que, mediante uma consulta, o seu investimento seja bem menor. Vamos conhecê-los.
Pode parecer estranho, mas você precisa conhecer cada um dos seus dentes. Para isso, vale a pena você ter um pequeno espelhinho – como esses que as mulheres usam para retocar a maquiagem e observar toda a estrutura da sua boca. Veja dente por dente – se estão limpos, se estão com placas, se existe restauração, alguma mancha diferente, algum sangramento e quando você observar algo que anteriormente não existia, você poderá procurar o dentista com uma questão pontual e ele poderá ajudá-lo.
O que você come interfere diretamente na saúde dos seus dentes. Geralmente, fazemos uma grande pressão sobre as crianças em relação ao açúcar, mas o adulto também sofre as consequências desses alimentos. De preferência, passe longe dos doces, refrigerantes, álcool e cafés, além dos alimentos ricos em carboidratos e quando ingeri-los capriche na escovação.
Essa é uma síndrome que acomete muitos adultos e é muito mais comum do que imaginamos. O bruxismo é uma desordem funcional que se caracteriza pelo ranger ou apertar dos dentes durante o sono. Essa pressão pode provocar desgaste e amolecimento dos dentes. Nos casos mais graves, podem ocorrer também problemas ósseos, na gengiva e na articulação da mandíbula (ATM). Perceber esse apertamento dos dentes durante o sono ou em situações de estresse, já é um bom indicador para que você procure seu dentista e entre com a prevenção, no caso, as placas de acrílicos. Isso evitará dor e problemas futuros.
É um fato – a maioria das pessoas nunca foi ensinada sobre como realizar uma boa e eficiente escovação. Existe um padrão de excelência sobre isso, que é quando se encontra o equilíbrio entre o muito e o pouco. Outro instrumento básico na higiene bucal é o uso do fio dental que, infelizmente, é ignorado por grande parte da população. A má escovação pode ocasionar em muitos problemas bucais e de saúde e a placa bacteriana que se cria, é um grande inimigo da saúde de todo ser humano.
Conhecer esses princípios básicos fará com que as suas idas ao dentista sejam mais pontuais e econômicas.