Mordida Profunda , Você sabe o que é?
18 de dezembro de 2018

Respiração Bucal

Todos nós nascemos para respirar pelo nariz. O nariz tem a função de aquecer, umidificar e filtrar o ar inspirado. Além de participar da olfação.

Quando respiramos pela boca de modo crônico, passamos a adotar posicionamentos adaptativos para a respiração bucal.

Posicionamento de língua, lábio inferior frouxo, cabeça projetada para frente. Tais adaptações, com o tempo, acabam levando a alterações da face, que fica mais alongada e estreita, e da oclusão dos dentes de cima com os de baixo, além de modificar as funções das quais a boca participa, como a mastigação e fala.

Além disso, se não usa o nariz, não se filtra o ar ambiente, o que propicia condições para um maior número de gripes, sinusites, faringites, rinites e crises de asma.

Como estas alterações são de instalação progressiva, elas nem sempre são percebidas pelo paciente ou familiares. O ideal é diagnosticar o respirador bucal o mais precocemente possível, tarefa que cabe ao pediatra e ao odontopediatra suspeitarem que o quadro está se instalando para que os tratamentos indicados sejam iniciados o quanto antes.

Clínica Odonto Baby
Clínica Odonto Baby
Somos a primeira clínica na região de Balneário Camboriú a dispor de um atendimento personalizado para crianças, adolescentes e adultos que necessitam de uma atenção especial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *