Adeus para os dentes de leite!
22 de novembro de 2018
Alimentação Infantil – 0 a 2 anos
6 de dezembro de 2018

Flúor na dentição infantil

FLÚOR NA DENTIÇÃO INFANTIL

Sabemos que os cuidados e precauções com a saúde bucal infantil deve começar na gestação, contudo, existe uma dúvida que é apresentada diariamente nos consultórios e clínicas odontológicas. Quando devemos aplicar o flúor nos dentes dos bebês e crianças maiores?

Vamos esclarecer de uma vez essa dúvida!

Os pais e responsáveis necessitam entender que ao nascer, os dentes se tornam vulneráveis à ação das bactérias que advém dos resíduos alimentares (placa bacteriana), ou seja, há a necessidade de proteção. A higiene bucal deve ser feita desde os primeiros dias de vida do bebê, mesmo que não haja dentição e é recomendável que seja feita a primeira aplicação de flúor quando surgirem os primeiros dentinhos de leite no bebê.

Essa aplicação deve ser realizada por um profissional qualificado e é importante que os pais sejam orientandos. O profissional indicado para este processo é o odontopediatra pois é ele quem irá cuidar da saúde bucal da criança em todas as suas fases. A aplicação deve ser feita no consultório odontológico pois deve seguir a indicação correta do uso de flúor. O flúor é uma substancia potente que atua na prevenção de doenças dentais, como por exemplo a cárie.

Essa aplicação de flúor pode ser feita com a utilização de pastas de dente durante o processo de escovação. A saliva da criança armazena uma quantidade de flúor formando imunidade para o combate de microrganismos geradores de doenças bucais. O flúor é ainda responsável pela capa protetora dos dentes, o famoso esmalte. Nas crianças a aplicação pode ser feita na primeira dentição, obedecendo a dosagem recomendada de modo que evite efeitos colaterais advindos do excesso, a conhecida fluorose.

Existem muitos benefícios quando é aplicado o flúor na primeira dentição infantil, além de prevenir as cáries, a aplicação do elemento protege também os dentes permanentes. De uma maneira geral, o flúor pode ser aplicado de diferentes formas, sendo que a utilização da pasta de dente fluoretada é a mais comum.

As principais recomendações para a aplicação de flúor nas crianças são:

• O flúor não pode ser engolido;
  • A aplicação deve ser feita por um odontopediatra;
  • A quantidade de pasta fluoretada deve ser pequena;
  • Utilizar a pasta fluoretada antes de dormir e após ingerir o café da manhã;
  • Buscar consultas profissionais com odontopediatra; e
  • Levar as crianças regularmente no dentista.