Entenda o Porque É Importante A Primeira Consulta

Saiba Como Evitar a Erosão Dentária
8 de fevereiro de 2018
6 Passos Para Fugir da Cárie
21 de fevereiro de 2018

Foto/ Reprodução

Segundo médico, a criança que tem o acompanhamento de um odontopediatra terá menos possibilidade de desenvolver doenças graves bucal, no caso de haver necessidade de uma intervenção, o vínculo estabelecido entre a criança, o profissional e os pais proporcionará uma consulta mais tranquila.

Os cuidados com a saúde devem começar logo na infância ou, ainda, nos primeiros anos de vida da criança para uma vida plena e saudável. Nesses cuidados está incluso a saúde bucal, por meio de um trabalho multidisciplinar que envolve o pediatra e o odontopediatra na prevenção de problemas ortodônticos e periodontais futuros. A recomendação da Associação Brasileira de Odontopediatria e da Sociedade Brasileira de Pediatria é que a primeira consulta no odontopediatra seja realizada antes de erupcionar o primeiro dente decíduo (que geralmente ocorre entre 6 e 12 meses de idade).

As informações sobre os cuidados com a saúde bucal na primeira infância, quando passados precocemente aos pais, previnem ou minimizam o surgimento de alterações bucais relevantes como a cárie e doença periodontal.

Nas consultas odontológicas o odontopediatra fornece orientações específicas em relação:

à sequência de erupção;

à importância do aleitamento materno para o correto desenvolvimento ósseo e musculatura oral;

à importância do amadurecimento das funções orais – respiração nasal, sucção, deglutição e mastigação;

a hábitos bucais prejudiciais;

à importância da criação de hábitos alimentares saudáveis;

à higiene bucal;

ao uso controlado do flúor;

ao traumatismo dental.

A criança que tem o acompanhamento de um odontopediatra terá menos possibilidade de desenvolver a cárie e, no caso de haver necessidade de uma intervenção, o vínculo estabelecido entre a criança, o profissional e os pais proporcionará uma consulta mais tranquila.

Atualmente, a odontopediatria trabalha com o conceito de determinar qual o possível risco que a criança tem para desenvolver precocemente lesões cariosas, a fim de mantê-la livre desta doença crônica.

Clínica Odonto Baby
Clínica Odonto Baby
Somos a primeira clínica na região de Balneário Camboriú a dispor de um atendimento personalizado para crianças, adolescentes e adultos que necessitam de uma atenção especial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *