Os Primeiros Dentes do Bebê
15 de novembro de 2018
Flúor na dentição infantil
29 de novembro de 2018

ADEUS PARA OS DENTES DE LEITE

 

Quando somos crianças vivemos em um mundo de novidades e descobertas. De repente a boca banguela está cheia de dentinhos e quando menos esperamos vem uma nova fase. A hora de dar adeus para os dentes de leite.

Sabemos que a primeira dentição infantil é provisória e já começamos a nos despedir dela quando completamos 5 anos de idade. A queda dos primeiros dentes de leite pode variar de acordo com o desenvolvimento de cada criança. E esse processo é bem normal, pois para nascer a dentição permanente é necessário que isto ocorra.

A informação mais importante neste processo se dá pela não necessidade da extração destes dentes. O dente de leite amolece e cai naturalmente, pois, a reserva de cálcio existente é direcionada ao nascimento do dente permanente, isto acaba enfraquecendo sua raiz, levando a sua queda.

Depois que o dente amolece dura poucos dias para que a extração desse dente seja natural e indolor. Contudo, se houver demora ou dor, os pais ou responsáveis devem levar a criança no dentista para que seja feita a extração por um profissional, evitando que o dente mole atrapalhe a erupção do dente permanente e cause futuros problemas ortodônticos.

O processo costuma ser indolor e muito rápido, pode sair sangue durante a extração, se houver necessidade, utilize uma gaze ou algodão umedecido de água fria para estancar o fluxo sanguíneo evitando possíveis hemorragias. Os pais devem acompanhar as crianças no processo de extração para que não ocorram lesões ou traumas no processo.

O ideal é que os pais levem seus filhos regularmente ao dentista para que recebam auxílio e orientação profissional, evitando quaisquer desgastes e problemas. A queda dos dentes de leite não é nenhum bicho de sete cabeças, contudo, devemos estar preparados para dar o suporte necessário para os pequenos.

Então vamos recapitular:

  • Até os 30 meses é formada a primeira dentição infantil;
  • A arcada dentária é formada por dois tipos de dentição (dentes de leite e dentes permanentes);
  • Os dentes de leite são 20 divididos em 10 na parte de cima e 10 na parte de baixo;
  • Os dentes permanentes são 28 e nascem todos até os 13 anos de idade;
  • Existem 4 dentes molares que nascem na fase adulta, os chamados sisos;
  • A extração dos dentes de leite ocorre de forma natural e a partir dos 5 anos de idade;
  • A criança deve ir ao dentista deste o nascimento do primeiro dente de leite.
Clínica Odonto Baby
Clínica Odonto Baby
Somos a primeira clínica na região de Balneário Camboriú a dispor de um atendimento personalizado para crianças, adolescentes e adultos que necessitam de uma atenção especial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *