Entenda o Porque É Importante A Primeira Consulta
28 de fevereiro de 2018

6 Passos Para Fugir da Cárie

Foto/Reprodução

Muitos pensam que cárie é coisa para criança e que riscos ficaram na infância. Entretanto, ninguém está insento. São diversas as causas para seu aparecimento e se engana quem pensa que está relacionado ao consumo excessivo de doces, mas também pode aparecer por resto alimentar se não tem uma higiene bucal adequada. Se você não tomar os cuidados poderá ter um ou mais dentes cariados. E sofrer com os sintomas desta doença.

Mas o que fazer para prevenir? As dicas são simples, porém requer muita disciplina.

1 – MUDE A SUA ALIMENTAÇÃO

Que o aparecimento de cárie está relacionado ao que comemos isso já se sabe. Então, repensar a sua alimentação é fundamental não só para os dentes como todo o corpo. Tome como incentivo a sua saúde bucal e comece uma reeducação alimentar. Prefira os alimentos mais fibrosos aos doces e cítricos. Entretanto, a indicação é procurar um profissional adequado, como um nutricionista, para a melhor orientação de acordo com as suas necessidades.

2 – DEFINA UM HORÁRIO PARA COMER AS GULOSEIMAS

Se cortar o açúcar de vez da sua dieta não está nos planos, a melhor forma é controlá-lo. Para quem não dispensa o doce entre as refeições principais, consuma-o como sobremesa. Dessa forma, o processo de desmineralização (ação das bactérias no esmalte dentário) e remineralização (feita com a higiene oral) ficam mais controlados. Claro, essa dica é válida apenas se você escovar os dentes sempre após as suas refeições.

3 – FIO DENTAL É LEI

O uso do fio dental é primordial quando se trata de cárie. Só essa ferramenta alcança os espaços que a escova dental não consegue limpar. A remoção mecânica da placa bacteriana pelo menos uma vez ao dia precisa se tornar um hábito na sua rotina. Importante lembrar que o uso do fio é recomendado, preferivelmente, antes da escovação.

4 – FAÇA UMA HIGIENE ORAL SEMPRE APÓS AS REFEIÇÕES

De repente você tem o hábito de só escovar os dentes pela manhã ao acordar ou à noite, antes de dormir. Mas ao longo do dia, todo alimento que ingerimos torna-se um risco para a saúde bucal se não houver uma higiene logo depois. As bactérias presentes na boca decompõem parte dos alimentos, produzindo ácidos e fazendo o processo de desmineralização, logo, enfraquece o esmalte do dente e dão início à cárie. Por isso, é tão importante fazer a higienização oral após alimentar-se para devolver os minerais aos dentes.

5 – BEBA ÁGUA CONSTANTEMENTE

Beber água parece ser algo simples, porém ainda fazemos muito pouco. Ingerir o líquido ajuda a manter os dentes longe das cáries também. A hidratação da boca auxilia na produção de saliva, a qual é importante para proteger as estruturas orais. Além disso, mesmo que superficialmente, a água limpa os dentes e língua dos restos alimentares.

6 – NÃO DEIXE DE IR AO DENTISTA

Mesmo seguindo todos esses passos, a visita ao seu dentista não deve ser dispensada. Consultar esse profissional é importante para ajudar a evitar o surgimento da cárie ou tratá-la imediatamente. Até porque, as complicações no futuro de uma cárie não tratada podem ser muito pior. Fique atento!